Entrevistamos Yonara Braga, nossa aluna da 33ª turma do MBE, Coordenadora de Projetos Ambientais na GEAMAR Engenharia, Meio Ambiente e Sustentabilidade LTDA.
Formação:
Mestre em biomonitoramento ambiental/UFBA. Especialista em Meio Ambiente/COPPE-UFRJ. Experiência em projetos ambientais ligados ao gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes, educação ambiental, licenciamento, monitoramento e auditorias ambientais. Conhecimento das normas ISO 14000, legislação ambiental e convenções internacionais ligadas ao meio ambiente, experiência em ministrar aulas, cursos e palestras sobre sustentabilidade e meio ambiente. Consultora – Coordenadora de Projetos Ambientais na GEAMAR Engenharia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Além disso, por estar muito relacionada às práticas de reutilização e de reciclagem de materiais, a logística reversa possibilita a redução da exploração de recursos naturais, na medida em que se recuperam materiais para serem reinseridos aos ciclos produtivos. Sob esse ponto de vista, é correto afirmar que a logística reversa está alinhada ao conceito de sustentabilidade.
O programa possui na sua estrutura empresas gestoras que atuam em diferentes estados brasileiros e têm a função de coletar, armazenar e enviar para reciclagem as embalagens recolhidas em estabelecimentos cadastrados – postos de serviços, concessionárias e algumas oficinas regulares.
Estes estabelecimentos recebem as orientações de como armazenar as embalagens, até que a coleta seja feita pelo caminhão itinerante do programa. Após coletadas, as embalagens são levadas até as centrais de armazenagem temporária, onde são drenadas, selecionadas por cor, prensadas ou picotadas e enviadas para as empresas recicladoras licenciadas e aprovadas pelo Jogue Limpo. Nas recicladoras, o material é triturado, depois, passa por um processo de descontaminação do óleo lubrificante residual e é transformado em matéria prima secundária para confecção de outros materiais.
Estas empresas recicladoras ficam responsáveis, perante os órgãos ambientais, pela reciclagem e destinação final dos rejeitos e das emissões deste processo. Após o processo de reciclagem, a matéria prima secundária retorna ao setor industrial para ser utilizada na confecção de outras embalagens ou de tubos e conduítes usados em instalações elétricas.
Assim, fecha-se o ciclo da logística reversa das embalagens de óleo lubrificante, reduzindo a extração de matéria prima virgem e evitando o desperdício de material plástico que, se destinado inadequadamente, causa danos irreparáveis ao meio ambiente.
Outro aspecto relevante é que, ao comercializar óleo lubrificante a granel, o consumidor passaria a comprar apenas a quantidade necessária, evitando perdas – óleo residual que permanece nas embalagens pós-consumo e que confere às embalagens plásticas uma periculosidade ainda maior, se considerarmos o potencial de contaminação dos hidrocarbonetos e seus aditivos ao meio ambiente.
A comercialização a granel do óleo lubrificante é extremamente positiva, pois reduz a quantidade de resíduos gerados, estimula o consumo consciente por parte dos consumidores, além de demonstrar a responsabilidade ambiental dos fabricantes que valorizam as medidas de sustentabilidade como parte integrante de seus negócios.
Apesar das vantagens ambientais, nota-se uma preferência no uso das embalagens individuais de óleo lubrificante, especialmente por este modelo garantir ao consumidor a qualidade do produto. Em tese, um produto que foi envasado e lacrado na fábrica terá menor chance de ser adulterado e, assim, o fabricante garante a sua qualidade até o consumidor final. Adotar o modelo a granel requer meios para garantir que o produto mantenha suas propriedades inalteradas, além de transmitir essa credibilidade ao consumidor final.
O MBE/COPPE contribuiu na minha formação profissional por colocar à disposição um corpo docente qualificado, atualizado e completamente integrado com as questões ambientais. Durante o curso, tive a oportunidade de interagir com estes profissionais e com os meus colegas de classe, cada um com suas experiências, que só vieram a contribuir positivamente na minha formação.
Os comentários estão fechados.