Confirmada Aula Inaugural do MBE 43

O prof. André Trigueiro palestrará sobre o tema “Desafios da Sustentabilidade nos dias atuais”

Para inaugurar as aulas, convidamos o professor de geopolítica ambiental do MBE, André Trigueiro, para uma aula sobre a sustentabilidade nos dia de hoje.

Data: 11 de setembro
Local: Rua da Candelária, Centro

Currículo Palestrante:

André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, autor dos livros “Cidades e Soluções – Como construir uma sociedade sustentável” (Ed. Leya, 2017); “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise” (Ed.Globo, 2012); “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação” (Ed.Globo, 2005), Coordenador editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI” (Ed.Sextante, 2003).

De 1996 a 2012 atuou como repórter e apresentador do Jornal das Dez” da Globo News, onde também produziu, roteirizou e apresentou programas especiais ligados à temática socioambiental. Pela série “Água: o desafio do século 21” (2003) recebeu o Prêmio Imprensa Embratel de Televisão e o Prêmio Ethos – Responsabilidade Social, na categoria Televisão. Pela série “Kioto: O protocolo da Vida” (2005) recebeu o título de “Hors Concours” no Segundo Prêmio CEBDS de “Desenvolvimento Sustentável”. Pela série “A nova energia do mundo” (2005), recebeu o Prêmio Nacional de conservação e Uso Racional de Energia 2005, oferecido pela Eletrobrás e pela Petrobrás.

Vencedor do Prêmio Top Etanol 2014 na categoria Telejornalismo com a reportagem “Etanol de Segunda Geração” exibida na Coluna Sustentável, do Jornal da Globo.

Foi agraciado quatro vezes com o Prêmio Comunique-se na categoria Jornalista de Sustentabilidade (2007, 2009, 2011 e 2017). Recebeu o Prêmio Ethos de Jornalismo 2008, pelo conjunto da obra em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável (na categoria TV). Recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, a mais importante comenda do município do Rio de Janeiro (2008). Recebeu o Prêmio Imprensa Estrangeira 2011 oferecido pela Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira no Brasil, vencedor do Prêmio Brasil Ambiental na categoria Jornalismo da AMCHAM Rio – Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (2012) e vencedor na categoria “Personalidade do Ano” no VI Prêmio Hugo Werneck (2016) e pelo Prêmio Influenciadores Digitais 2016 recebeu o Prêmio Especialistas 2016, na categoria sustentabilidade.

É Editor-chefe do programa semanal “Cidades e Soluções”, exibido na Globo News desde outubro/2006. Por 15 anos trabalhou na Rádio CBN como o primeiro comentarista de sustentabilidade da emissora, onde apresentava aos sábados e domingos o quadro “Mundo Sustentável”. Em abril de 2012, aceitou o convite para retornar à Rede Globo (onde foi repórter entre 1993 e 1996) para ser o primeiro colunista de sustentabilidade do Jornal da Globo onde apresentou o quadro “Sustentável” durante 3 anos, com séries especiais gravadas na China, na Alemanha, e várias partes do país. Realiza reportagens para a TV Globo. Desde junho/2016 é colunista da Folha de S. Paulo e desde maio/2012 é colunista do G1. Presidiu o Júri da VI e da VII Edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (2004 e 2005).

Conheça mais no site: https://mundosustentavel.com.br

Quer participar da 43ª turma da Pós-graduação em Meio Ambiente da Coppe UFRJ?
Saiba mais