Aula Inaugural MBE 42 | Ricardo Gomes

Um olhar profundo sobre a Baía de Guanabara com o biólogo e diretor do longa-metragem ‘Baía Urbana’, Ricardo Gomes

Ricardo Gomes em mergulho na produção de 'Baía Urbana'

Apesar da crença popular de que a Baía de Guanabara é inóspita, suas águas ainda são o lar de uma rica biodiversidade, embora não se saiba por quanto tempo a resiliência dos seres vivos aguentará. A aula-inaugural da 42ª turma do MBE, celebrando 20 anos de sua fundação, contará com a ilustre presença do biólogo e diretos Ricardo Gomes para realizar uma análise profunda desse importante patrimônio ambiental da cidade do Rio de Janeiro.

Ricardo Gomes

Ricado Gomes | Biólogo e Produtor

O filme de sua autoria, ‘Baía Urbana’, foi aclamado durante a primeira Conferência da ONU sobre os Oceanos, em Nova York, ao mostrar em 73 minutos um lado pouco conhecido da Guanabara, cuja poluição cotidiana de esgotos e de lixo acaba ganhando mais repercussão internacional do que suas resistentes maravilhas. O documentário tem apoio do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+), ligado ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Este é o segundo documentário sobre a temática dos mares lançado pelo carioca Ricardo Gomes – o primeiro foi “Mar Urbano”, em 2014, sobre a biodiversidade de Copacabana e Ipanema.

Confira uma prévia:

Baía Urbana – trailer from Ricardo Gomes on Vimeo.

Data: 30 de agosto de 2018
Local:
R. da Candelária 9, 906, Centro, Rio de Janeiro RJ
Entrada: Somente para alunos do MBE

Quer assistir a essa e a muitas outras aulas com os maiores especialistas da Coppe UFRJ?
Ainda é possível se matricular/a>.